![]() |
Foto de Diego Caumont: https://www.pexels.com/pt-br/foto/arte-padronizar-padrao-estrutura-9999995/ |
Cerca de 2,4 BILHÕES de pessoas neste planeta são cristãos, de alguma maneira. Existem aqueles que são fundamentalistas, levam as Sagradas Escrituras ao pé da letra, e existem aqueles que acreditam em Jesus como divindade sem deixar que isso influencie demais outros comportamentos. Mesmo que você não tenha uma crença, precisa reconhecer que esse é um número bem relevante.
O cristianismo começa nas regiões que hoje compõem a Palestina, numa época em que Roma dominava quase... bom, quase tudo. Os primeiros seguidores de um pregador revolucionário (no sentido da mensagem, não no sentido de revolução armada contra o Império Romano) ajudaram a difundir suas mensagens sobre o fim do mundo, a justiça divina e sobre amor ao próximo com uma velocidade espantosa baseados na crença de que aquele homem ressuscitou, portanto, é o Filho de Deus.
Ilustração do fragmento com a inscrição Petrus Eni |
A parte da divindade não podemos comprovar cientificamente, é o que compõe a fé, afinal. Mas os estudiosos da história do cristianismo tem dados suficientes pra atestar a jornada dos primeiros cristãos. Graças ao conhecimento dos estudiosos somado às tradições guardadas pela Igreja, sabemos (mais ou menos) onde os famosos apóstolos estão enterrados.
1 - Simão Pedro
Aquele que é considerado o primeiro Papa está sepultado justamente na sede da principal vertente do cristianismo desde sua fundação, o Vaticano. Quando faleceu, martirizado pelos perseguidores romanos, seu corpo foi sepultado no local chamado Colina Vaticana. Naquele ponto, se iniciou um local de peregrinação.
![]() |
Túmulo de São Pedro, em baixo do Vaticano |
Quando o imperador Constantino escolheu o local onde construiria a sede do cristianismo, não havia dúvidas que ali seria o local ideal. Já nos idos de 1950, arqueólogos descobriram que um dos túmulos que fica na necrópole do Vaticano tinha a inscrição Petrus Eni e o símbolo ligado ao apóstolo, além de restos mortais que correspondem a um homem dos primeiros séculos da mesma idade que Pedro tinha quando teria morrido.
2 - Filipe
Para os católicos, São Filipe. Esse discípulo hoje está enterrado na Igreja dos Doze Apóstolos, em Roma, mas seus restos mortais foram encontrados na Turquia, onde foi martirizado. Ele estava em um sarcófago romano em uma igreja do quarto século.
![]() |
Fonte: Ciência confirma a Igreja: O túmulo originário do apóstolo São Filipe: um mausoléu com milagres como em Lourdes |
3 - Tiago Menor
Hoje, seus restos mortais estão na Igreja dos Doze Apóstolos, em Roma, mas inicialmente havia sido enterrado no Monte das Oliveiras. Aliás, Tiago foi o primeiro bispo da igreja de Jerusalém, segundo a tradição.
4 - Tiago Maior
O irmão de Jesus está enterrado na Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha. A tradição dizia que, inicialmente, seus restos mortais estavam enterrados em um cemitério cristão do primeiro século. Ali existe a tradição do famoso Caminho de Santiago de Compostela, que inspira milhares de peregrinos todos os anos.
![]() |
Por José Luis Filpo Cabana - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=72834525 |
5 - Tomé
Segundo a tradição, Tomé levou as palavras de Jesus até a Índia, onde foi martirizado, sendo o primeiro dos Doze que levou o evangelho mais longe. Lá estão parte de seus restos mortais na Basílica de São Tomé, em Chennai, enquanto outra parte estão na Basílica de São Tomé Apóstolo, na Itália.
![]() | ||
Túmulo com parte dos restos mortais de São Tomé, na Índia. Fonte: IDe+ - Basílica de São Tomé: túmulo do apóstolo na Índia atrai milhares de cristãos
|
6 - Bartolomeu
A maior parte de seus restos está na Basílica de São Bartolomeu na Ilha Tiberina, em Roma, mas outros lugares reivindicam ter partes de seus ossos, como a Catedral de Benevento, na Itália, e a cidade de Frankfurt, na Alemanha. Ele foi martirizado na Armênia.
![]() |
Fonte: cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2020/09/onde-estao-os-12-apostolos.html |
7 - Mateus
Existe uma cripta na catedral de São Mateus de Salermo, na Itália. Lá estão os ossos do cobrador de impostos hoje, mas inicialmente, ele havia sido enterrado na Etiópia, onde foi martirizado durante a celebração religiosa enquanto ele celebrava a Eucaristia.
Fonte: Pela Itália afora: Salerno - Tumulo de Sao Mateus |
8 - Judas Tadeu
Martirizado junto a Simão (Zelote) na Pérsia (Irã), seus restos mortais estão em Roma, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Existem alguns fragmentos de seus ossos e roupas no Brasil, na Igreja de São Judas Tadeu na cidade de São Paulo.
9 - Simão, o Zelote
Junto de São Judas Tadeu, na Basílica de São Pedro em Roma, está Simão, o Zelote. Como dito acima, ambos foram martirizados juntos na Pérsia. Ambos estão na Capela de São José, à direita da nave principal da basílica.
![]() |
Fonte: cienciaconfirmaigreja.blogspot.com/2020/09/onde-estao-os-12-apostolos.html |
10 - Matias
Pouco após a crucificação, São Matias foi escolhido através de sorteio para ser o substituto de Judas Iscariotes. Seus restos mortais estão na Abadia de São Matias, na Alemanha, um local de relevante peregrinação na Idade Média.
![]() |
Fonte: Facebook |
11 - João
O único dos apóstolos que não foi martirizado, o irmão de Tiago Maior e tradicionalmente autor do Evangelho de João está enterrado na cidade Selçuk, na Basílica de São João, na Turquia. Foi exilado na ilha grega de Patmos por muitos anos mas morreu mais tarde em Éfeso. Hoje, o que restou da basílica são ruínas.
![]() |
Fonte: Por Me, but logged in em Wikipédia em inglês - Transferido de en.wikipedia para a wiki Commons., Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=3600327 |
12 - André
Está enterrado na Basílica de Santo André, em um dos mais importantes templos ortodoxos, em Patras. Lá, ele foi martirizado em uma cruz em forma de X. Alguns de seus ossos foram levados para outros lugares, como seu crânio, que está na Catedral de Amalfi, na Itália.
13 - Paulo
Paulo não era um dos primeiros 12 apóstolos escolhidos por Jesus Cristo, segundo a tradição ele nem mesmo o conheceu pessoalmente, tendo-o visto apenas na aparição o converteu de perseguidor à mensageiro do evangelho após cegá-lo por 3 dias. Entretanto, ele contribuiu tanto com a difusão da mensagem de Jesus que ganhou a mesma relevância que os primeiros, se não mais. Isso porque muitos do que o cristianismo é hoje existe por conta do que Paulo ajudou a construir através de sua visão da doutrina passada por Jesus.
A inscrição PAULO APOSTOLO MART está numa laje de mármore que cobre seu sarcófago em Roma, na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma.
![]() |
Fonte: www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-07/jubileu-sao-paulo-tumulo-basilica-martirio-ano-santo.html |
![]() |
Inscrição: PAULO APOSTOLO MART. Foto: www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2024-07/jubileu-sao-paulo-tumulo-basilica-martirio-ano-santo.html |